Comunicação focada na área da saúde

Minha formação é em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda e Ênfase em Marketing pela ESPM, trabalho com consultoria a pequenos negócios há mais de 10 anos e já atendi diferentes perfis de empresas, entre os quais consultórios, clínicas e profissionais da área da saúde.

A Think Saúde existe desde 2016 para atuar com comunicação focada na área da saúde. Hoje, o negócio expandiu e junto com minha sócia Julia Presotto, também comunicadora e especialista em marketing, prestamos uma assessoria multidisciplinar. Entretanto, a comunicação é a grande expertise do nosso negócio.

A comunicação trata especificamente da transmissão e recepção de mensagens. Comunicação é fazer-se entender. Tudo o que a gente faz comunica uma mensagem. O que falamos, como falamos, o que escrevemos, o que divulgamos. A relação entre o que queremos comunicar e o que efetivamente os nossos públicos compreendem diz respeito à eficiência da comunicação. Uma comunicação eficiente para uma empresa ou profissional tem como objetivo final a construção de uma marca.

Uma imagem de marca diz respeito às percepções e crenças dos consumidores, as quais dependem, por sua vez, das associações retidas em sua memória.

Entendemos como marca um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os produtos e serviços de um determinado fornecedor para diferenciá-lo dos concorrentes. Portanto, agrega dimensões de diferenciação tangíveis – relacionada ao desempenho e características do produto, e intangíveis, relacionada às emoções que a marca representa.
As marcas podem diferenciar, sinalizar determinado nível de qualidade, garantir vantagem competitiva e influenciar o comportamento do consumidor.
Para tanto, o processo de construção de marcas depende diretamente de um processo de comunicação para ensinar aos consumidores ‘quem’ é o produto, ‘o que’ ele presta e ‘por que’ o consumidor deve se interessar por ele.
O processo de construção e gestão de marcas é também conhecido como branding e pode ser aplicado à qualquer campo onde os consumidores tenham opções.
Fonte: Kotler e Keller, 2006. Administração em Marketing.
Os trabalhos de comunicação para construção e gestão de marca que realizamos para empresas e profissionais da saúde lidam com três conceitos centrais: Posicionamento, Identidade e Pontos de Contato.
1. Posicionamento:  Como queremos ser percebidos? Como iremos nos diferenciar dos demais players de mercado?

2. Identidade: Quais são os nossos valores? Quais serão os padrões e diretrizes que auxiliarão na construção do posicionamento da nossa marca?.

3. Pontos de Contato: Quais serão os locais e ferramentas onde divulgaremos nossa Identidade e Posicionamento?

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