Dúvidas de clientes sobre o projeto de Identidade Visual

Muitos profissionais da saúde, por não estarem próximos ao dia a dia de agências de comunicação, não tem proximidade com os processos e nomenclaturas. Aqui reunimos algumas das principais dúvidas que recebemos.

 

1) Como funciona o processo de criação de marca / identidade visual?

Para criarmos um material tão importante quanto uma identidade visual, alguns processos são necessários: Reunião de Briefing / Diganóstico, Moodboard, Entrega 1, Entrega 2, Entrega Final, Produção Gráfica.

2) O que é Briefing? Como funciona a etapa de Diagnóstico?

O briefing é um material inicial, construído junto ao cliente com questões que ajudam a entender o negócio. Normalmente, o briefing é preenchido durante a reunião de entendimento.

Primeiramente precisamos entender o negócio (o que é, quais os públicos, os objetivos a longo prazo, os preços praticados, etc) e principalmente o POSICIONAMENTO PRETENDIDO. Isto é, de que forma o cliente deseja ser percebido pelos públicos com os quais atua.

Outro ponto muito importante é entender a expectativa do cliente: “O que o cliente tem em mente quando fala: “moderno?”, ou “clássico”?”? Quais as referências ele tem sobre essas relações e percepções? 

O principal objetivo é entender se os objetivos do negócio está alinhado com a expectativa do empresário e assim, podermos criar uma marca condizente. Com cores, tipografia e elementos gráficos e visuais que transmitam essas ideias. 

3) O que é Moodboard?

O moodboard é um recurso visual, com inspirações e imagens (resultado de uma pesquisa de imagem) que ajudam a entender a expectativa do cliente em termos de imagem. 

4) O que acontece se eu não gostar do projeto enviado?

Após a validação do Briefing e Moodboard pelo cliente, nossa equipe de criação parte para a construção do logotipo e identidade visual (Entrega 1). A partir disso, entendemos que podem haver pequenos ajustes. Portanto, incluímos em nosso orçamento inicial 2 “rodadas” de ajustes. A partir disso, é necessário um novo orçamento referente aos honorários dos nossos designers e parceiros.

Por isso, a etapa de Briefing e Moodboard é tão importante. Pois assim conseguimos entender os objetivos do negócio e visualizar as expectativas do cliente.