fbpx

Ética Médica no Instagram

Neste artigo compartilho algumas dicas sobre marketing médico no Instagram de forma ética.

 

1) Registro Médico

Para que a publicidade seja ética é imprescindível que contenha os dados do médico (nome do profissional, CRM, RQE) ou do diretor técnico em local de destaque (na biografia) ou em todas as publicações (no call to action). De acordo com o Código de Ética Médica, deixar de incluir qualquer um desses dados é considerado infração do profissional. 

 

Pensem comigo: a sua audiência precisa saber facilmente quem é você se quiser pesquisar em um órgão, por exemplo. É seu papel orientá-la.

 

2) Conteúdo Médico:

 

-> O que os médicos podem postar no Instagram

  1. Esclarecimentos sobre doenças e outras questões de saúde, com base em conteúdo cientificamente comprovado; sempre com o intuito de educar e informar a audiência;
  2. Divulgação em geral de tratamentos disponíveis no mercado, sem buscar a autopromoção; 
  3. Conteúdos que mostrem evidências e estudos, sempre com a ressalva de que cada caso é único e, portanto, não é possível prever o “sucesso” de resultados; 
  4. Promoção da saúde e prevenção de doenças;
  5. Incentivo a bons hábitos de vida; 
  6. Recomendação para que as pessoas procurem ajuda médica para atendimento individualizado.
  1. Responder dúvidas de maneira genérica;
  2. Criar sites para agendamento de consulta;
  3. Divulgar informações e entrevistas.

 

-> O que você não pode postar no Instagram

  1. Postar fotos com o antes e depois de pacientes;
  2. Participar de premiações;⠀
  3. Postar ou repostar depoimento do paciente;⠀
  4. Publicar recebidos de empresas de serviços de saúde;⠀
  5. Postar vídeos e fotos de procedimentos médicos;⠀
  6. Postar foto de resultados de pacientes;⠀
  7. Identificar pacientes em postagens;⠀

 


 

Este artigo foi escrito por @nicolesimonato

Para informações sobre consultorias e treinamentos sobre Instagram e Marketing Digital fale conosco por e-mail contato@thinksaude.com.br ou WhatsApp 11 96281-4680.

nicole@thinksaude.com.br

Sócia-fundadora da Think Saúde, Nicole Simonato é publicitária, designer e pesquisadora e atua com a coordenação e execução de projetos multidisciplinares relacionados à marketing, comunicação e design. Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, possui pós-graduação em Marketing, especialização em Marketing para a Área da Saúde e graduação em Comunicação com ênfase em Marketing, ambos pela ESPM-Sul.