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Instagram Médico: 7 segredos para ter sucesso no Instagram

Hoje vamos compartilhar 7 segredos de Instagram para ajudar médicos e também dentistas e demais profissionais da saúde a terem sucesso no Instagram.

1. Criar seu próprio banco de imagem e vídeos

 

É essencial que o profissional tenha em mente que esse material será de extrema valia para as suas redes sociais. Investir nesse processo, criar um storytelling do que se quer transmitir e contratar profissionais qualificados será de grande valia.

 


Para a clínica Ciclos Saúde Singular, criamos um material extenso com mais de 200 imagens para apresentar os profissionais, procedimentos. Este trabalho pode ser feito para clientes de todo o Brasil. 

 

Além das fotos comerciais, imagens que demonstrem o dia a dia e fotos pessoais do profissional, com família, viagens, também são estratégicas, pois ajudam a transmitir os valores e a gerar conexão com a marca. 

 

É importante destacar que esse material deve ser feito com recorrência. Inclusive, pelo próprio médico. A médica Dra. Graziela Stein realiza constantemente fotografias, sob o guide da nossa equipe. Nós enviamos materiais detalhados, com orientações e inspirações de imagens de acordo com os objetivos estratégicos de cada profissional. Também fazemos treinamentos individuais onde ensinamos os profissionais a tirarem suas próprias fotos.

 

 

 

2. Aproveitar as datas comemorativas de forma estratégica

 

Se você parar para pensar, os conteúdos com menos engajamento serão aqueles padrões, que a maioria das contas está compartilhando, como por exemplo, cards com artes escritas: “Feliz Páscoa’, por exemplo.

 

Nós sempre orientamos nossos clientes a pensarem em abordagens criativas e que conectem com o público. Datas comemorativas são excelentes para esse objetivo. 

 

Na Campanha de Dia das Mães de 2021, nosso cliente Dr. Luiz Guilherme Lopes fez uma produção de vídeo emocionante sobre o dia a dia das mães e sua equipe. 

 

 

3. Criar uma identidade visual e um padrão de cor

 

O logo não necessariamente precisa estar estampado em todos os criativos, mas é importante que a linguagem visual seja coerente. Cuidamos e orientamos nossos clientes a prestarem atenção em cores, imagens, tipos de texto. 

 

Este trabalho chamamos feed design. Você pode contratar nossos Templates Editáveis, ou contar com a nossa equipe para produzir opções mensais exclusivamente para você.

 

4. Investir em conteúdos audiovisuais

 

É importantíssimo que o paciente veja o profissional falando, se comunicando. Não necessariamente precisa ser de material com produção profissional.

 

O dia a dia, os stories, conectam. 

 

O público gosta de ver situações “não perfeitas” e se conecta também. 

 

5. Evitar vídeos de longa duração no Instagram

 

No geral, as pessoas não assistem vídeos longos no Instagram. Não é o local. Vídeos longos devem ir para o Youtube. 

 

Instagram é micro storytelling. É desafiador, mas o tempo que funciona por aqui é tipo anúncio de tv: é 15′ – 30′ – no máximo 1 minuto (se for algo muito bem feito e relevante). As pessoas – a grande maioria – não têm paciência. 

 

Sugestão: Faça um teaser no Instagram e encaminhe para outro lugar (estratégia de distribuição de conteúdo).

 

6. Priorizar temas e assuntos 

 

Se o seu objetivo final no Instagram é vender / promover o seu trabalho e construir autoridade, o caminho é mais fácil se você escolher assuntos para abordar em um determinado período de tempo.

 

Não misture temas. Foque. Isso ajudará o público potencial a reter a imagem.

 

Melhor falar 100x a mesma informação de forma diferente e conseguir que o público entenda que você é especialista no assunto, do que misturar 100 assuntos diversos e não reter nenhuma informação. 

 

7. Usar a rede social para conversar com o público

 

Tenho casos de clientes que querem engajar e ter resultados apenas publicando postagem mas não se importam em estar ali se relacionando com as pessoas. É importante responder a posts, comentários e manter uma equipe sempre ativa no Direct. 

 

Instagram é uma rede social, o que pressupõe pessoas e interação. 

 

Este artigo foi escrito por @nicolesimonato

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Sócia-fundadora da Think Saúde, Nicole Simonato é publicitária, designer e pesquisadora e atua com a coordenação e execução de projetos multidisciplinares relacionados à marketing, comunicação e design. Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, possui pós-graduação em Marketing, especialização em Marketing para a Área da Saúde e graduação em Comunicação com ênfase em Marketing, ambos pela ESPM-Sul.