fbpx

Construindo autoridade e presença digital

Você alguma vez já pesquisou o seu nome no Google? O que aparece? E a sua especialidade?

 

Provavelmente se você pesquisar por “Nicole Simonato”, meu nome, você vai encontrar o site das minhas empresas, o meu Linked In, o meu Currículo Lattes, e muitas imagens e textos que escrevi / postei ao longo do tempo sobre meus assuntos de interesse profissional: marketing, marketing digital, comunicação, design, marketing médico, entre outros. Da mesma forma, você está aqui agora porque clicou em algum link do Google, viu algum post nas minhas redes sociais, certo?

 

Quando falamos em AUTORIDADE, falamos também em PRESENÇA DIGITAL. Autoridade nada mais é do que o seu domínio sobre determinado assunto na internet. Se você é especialista em alguma área, quer ser referência na sua área de atuação. Presença digital são os pontos onde você está. O seu “cartão de visitas” digital. Suas fotos, sua marca, seu site, suas redes sociais, suas publicações, seus vídeos. Todos esses materiais ajudam a construir a sua AUTORIDADE e PRESENÇA DIGITAL.

 

E aí, você escolhe: pode ser apenas uma citação no “Doutoralia”, como a maioria dos profissionais da saúde, uma página desatualizada no Facebook, sem foto profissional, ou uma série de pontos de contato feitas por profissionais, que ajudam você a transmitir CREDIBILIDADE aos seus pacientes e à população em geral.

 

Hoje em dia não existir na internet é praticamente não existir. Concordam? Da mesma forma, existir na internet de forma não profissional, é dar um tiro no pé.

 

O processo de compra do consumidor da saúde mudou, e isso é fato.

86% dos brasileiros buscam informações sobre assuntos relacionados à SAÚDE (Bupa Health Pulse, 2011).

 

E o que isso quer dizer? Quando as pessoas sentem algum mal estar, elas vão pra internet. Quando elas querem procurar por um médico, elas vão pra internet.

 

E dessas 2 informações, existem 2 grandes motivos para você também estar na internet e construir a sua AUTORIDADE.

 

1. Hoje em dia a gente sabe que qualquer pessoa pode escrever sobre qualquer coisa na internet. Justamente por isso, acredito que o marketing médico, o marketing para profissionais da saúde, tem um papel não somente comercial, mas SOCIAL.Tendo um médico, um profissional da saúde especialista por trás de textos, vídeos e infindáveis publicações, temos um respaldo técnico. E, em tempos onde as pessoas se influenciam por número de seguidores e postagens nas redes sociais, ter profissionais éticos e qualificados na comunicação é fundamental para orientar pessoas, explicar eventuais dúvidas, etc.Sei que ainda existe muito preconceito sobre marketing na área da saúde, principalmente no meio médico. Mas quero dizer que sim, é possível gerar autoridade, melhorar a sua presença digital, e ser ético. A sua missão é com as pessoas, e se as pessoas estão buscando informações da saúde na internet, a sua informação também precisa estar lá.

 

2.Hoje em dia a gente também sabe que o cenário dos profissionais da saúde mudou. Cada vez mais surgem novas formações, especialidades, bons profissionais, e portanto, competição. É comum “surgir” na internet um novo médico, que pela sua fama digital começa a dominar uma determinada especialidade. Independente da sua ética, da sua qualidade, etc. Então, ou você já é muito bem posicionado no “mundo offline” e tem a “agenda cheia”, ou você precisa fazer alguma coisa pra te ajudar nisso. E o caminho mais fácil, rápido e com o melhor custo-benefício é a internet. Você acha que, quando o paciente digitar a sua especialidade no Google e não te encontrar lá, quais as chances de ele te encontrar? As suas informações precisam estar no Google e bem posicionadas. Quanto mais informações você tiver na internet, mais chances de você estar bem posicionado. E para isso, uma assessoria de comunicação é essencial.

 

Espero que esse texto tenha esclarecido um pouco mais dobre o que é AUTORIDADE e o que é PRESENÇA DIGITAL e como isso impacta para profissionais da saúde.

 

nicole@thinksaude.com.br

Sócia-fundadora da Think Saúde, Nicole Simonato é publicitária, designer e pesquisadora e atua com a coordenação e execução de projetos multidisciplinares relacionados à marketing, comunicação e design. Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, possui pós-graduação em Marketing, especialização em Marketing para a Área da Saúde e graduação em Comunicação com ênfase em Marketing, ambos pela ESPM-Sul.