Marketing Digital para Profissionais da Saúde

Não é novidade que vivemos em uma época de transformações constantes nas formas de interagir e se relacionar. A tecnologia aproximou pessoas, encurtou distâncias e mudou para sempre a maneira como empresas e profissionais divulgam os seus serviços, o que inclui médicos, consultórios, clínicas e hospitais.

 

Em uma primeira leitura deste novo cenário para a área da saúde, por exemplo, percebemos que:

  • Os pacientes agora agendam consultas pelo WhatsApp;
  • Entram no Google para saber mais informações sobre o médico ou instituição da saúde;
  • Deixam avaliações positivas e negativas no Facebook e Google Meu Negócio;
  • Lêem os conteúdos compartilhados pelo médico no blog, Instagram Stories, e site.

 

Estes novos comportamentos têm relação com os impactos da tecnologia na comunicação, o que culminou para a nova leitura do marketing como marketing digital.

 

Marketing digital para profissionais da saúde é a preocupação em ter uma presença e atendimento digital condizente com a imagem desejada pelo profissional.

 

Os profissionais da saúde precisam se adaptar à este novo momento para conseguir transmitir com ética e eficácia os seus valores, e a sua imagem profissional.

 

Por isso, na hora de pensar no marketing digital, nós da Think Saúde trabalhamos em 3 etapas.

 

Etapa 1: Construção da Imagem do Profissional

Este é um trabalho inicial, indicado para todos os profissionais da saúde. Nossa equipe identifica qual a imagem o profissional deseja alcançar, qual o posicionamento ele deseja ter na mente dos seus pacientes e de todos os públicos de influência que terão o contato com a sua comunicação: outros médicos, sociedade, instituições da saúde, etc.

 

Posteriormente, iniciamos a construção da identidade visual. Pensamos no logotipo, nas cores, no design e em todos os detalhes visuais que podem influenciar na imagem do profissional da saúde. Essa identidade se materializa através da papelaria, dos materiais de comunicação, dos uniformes, do consultório, etc.

 

Além disso, as imagens e textos nas mídias digitais são de extrema importância. Neste sentido, esta etapa inclui também a construção da identidade digital: o site institucional, a fotografia profissional e padronização do design das mídias sociais são primordiais para o sucesso desta etapa.

 

Etapa 3: Construção da Presença Digital

A construção da presença digital do profissional da saúde tem relação com os objetivos de marketing, com o posicionamento e imagem pretendidos e também com qual público ele deseja se relacionar.

 

Nessa etapa são feitos alguns questionamentos: É interessante manter um blog com notícias? Ou ainda, o médico deve ter Facebook? Google Meu Negócio? Linked In? Ele deve manter uma conta no Instagram?

 

Nossa equipe identifica quais os melhores canais para se ter presença

 

Etapa 4: Gestão do Marketing Digital

A Gestão do Marketing Digital é uma Assessoria mensal da nossa equipe com o profissional da saúde. Estipulamos objetivos, planejamos as estratégias e colocamos em prática.

É um trabalho diário, que inclui serviços pensados de acordo com a necessidade e demanda do profissional como, por exemplo:

  • Atualizações e criação de conteúdos para mídias digitais (Instagram, Linked In, Facebook, Youtube) e sites institucionais (blog, notícias)
  • Estratégia e execução de ações de SEO e Google Adwords para posicionamento no Google
  • Criação de materiais de comunicação digitais e offline
  • Treinamento da equipe de relacionamento e secretárias
  • Estratégias para WhatsApp
  • Anúncios e mídias digitais

 

Nossa equipe pode te auxiliar a criar a estratégia ideal para o seu negócio, através de ações éticas, e te auxiliar a ter ótimos resultados.

 

 

nicole@thinksaude.com.br

Sócia-fundadora da Think Saúde, Nicole Simonato é publicitária, designer e pesquisadora e atua com a coordenação e execução de projetos multidisciplinares relacionados à marketing, comunicação e design. Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, possui pós-graduação em Marketing, especialização em Marketing para a Área da Saúde e graduação em Comunicação com ênfase em Marketing, ambos pela ESPM-Sul.