fbpx
marketing médico investimento

Marketing Médico: quanto devo investir?

Em um mundo hiperconectado, com mais de 500 mil médicos atuando no mercado brasileiro (CFM, 2020), investir apenas em cursos e capacitação não significa mais garantia de sucesso.

Investimentos em marketing e em construção de imagem são as apostas de profissionais que desejam conquistar novos pacientes, principalmente no ambiente digital. 

Neste artigo compartilhamos alguns investimentos que devem ser considerados em um projeto de marketing de clínicas e médicos.

 

Investimentos Iniciais em Marketing Médico

#1 Estratégia

A primeira preocupação de um projeto de marketing é com a Estratégia. Entender o mercado da especialidade, o comportamento do consumidor em relação ao tipo de oferta, identificar tendências e oportunidades é essencial para pensar em caminhos criativos.

É a partir de um trabalho de estratégia que entendemos: o que fazer, onde investir.

Este projeto inclui pesquisa, análises, reflexões e são fundamentais para que a equipe de marketing entenda as expectativas do negócio e crie uma estratégia única e diferenciada.

 

#2 Identidade Visual

Importante que a padronização visual seja considerada antes ou em conjunto com o projeto arquitetônico. Aqui pensamos não apenas o logo, mas no conceito, cores, grafismos e todos os elementos visuais. 

Através do design gráfico conseguimos transmitir as mensagens que o profissional deseja. Modernidade, Sofisticação, Elegância…

Nesta etapa também conseguimos visualizar como serão as imagem gráficas de outros materiais de comunicação, e aplicar o logotipo à site institucional e social media.

 

MARKETING Médico clínica

Exemplo de projeto de identidade visual desenvolvido para clínica médica (Clínica URO). Nesta etapa conseguimos projetar como será a imagem nas redes sociais. 

 

#3 Ambiente Físico da Clínica

Após a definição da Identidade Visual, partimos para a imagem do ambiente físico do consultório: instalações, uniformes da equipe. 

Atuamos em conjunto com arquitetos e consultores de estilo, direcionando os projetos de clínicas e consultórios em relação à imagem pretendida. 

 

#4 Papelaria 

Documentos físicos da clínica, pastas, envelopes, folders, sacolas e itens que servirão de apoio para construir a experiência pretendida também devem ser considerados em um projeto de marketing. 

Atenção para a diferença de qualidade em termos de impressão gráfica. Materiais refinados não são feitos em gráficas expressas e digitais. Aqui olhamos a gramatura do papel, qualidade de impressão e papel, entre outros. Se o negócio pretende ter uma imagem refinada e diferenciada, precisará investir em papelaria. 

 

#5 Imagens: Vídeos e Fotos

A imagem visual construída a partir de fotos e vídeos é fundamental, principalmente no ambiente digital, o “novo cartão de visitas de um médico”. Lembre-se: você precisa transmitir o seu diferencial através dos pontos de contatos digitais:

  • Quando um potencial cliente entrar no seu site, ele precisa se sentir seguro em realizar um procedimento com você e sua equipe.
  • Quando acessar o seu Instagram, textos e imagens precisam estar condizentes com o que você quer transmitir: confiança, tecnologia, modernidade.

Imagens devem ter um planejamento estratégico e demonstrar processos, valores, experiência do paciente. O objetivo é gerar desejo em realizar o procedimento com o profissional e adquirir confiança no profissional.

Da mesma forma, vídeos devem ter um processo por trás, um roteiro, um penso, um objetivo. 

Apoiamos profissionais de todo o Brasil a construir Vídeos e Fotos. 

 

#6 Marketing Digital

Fazem parte das estratégias de marketing digital médico: Site Institucional, Doctoralia, Google Meu Negócio, Instagram, Facebook, Linked In.

Nesta etapa, nossa equipe desenvolve textos institucionais de apresentação do médico e inicia a criação de todas as contas necessárias para a presença digital do médico, de acordo com o objetivo pretendido. 

 

Investimentos Mensais em Marketing Médico

Após a criação da imagem, é necessário um processo de gestão. O que deve ser considerado. 

 

#1 Marketing de Relacionamento

Ações e campanhas são excelentes estratégias de persuasão e fixação de imagens e mensagens. Fazem parte: Mimos, Comunicação Direta via Telefone, E-mail, WhatsApp. 

 

#2 Gestão de Social Media

Comunicação das redes sociais, impulsionamento de posts, criação de textos, pesquisas de conteúdos e imagens.

 

#3 Assessoria de Imprensa

Relacionamento com veículos nacionais e regionais.

 

#4 Mídia Paga

Google Ads e Facebook Ads, anúncios em Facebook e Instagram. Fundamental  para médicos que desejam conversão e agendamento de consultas e procedimentos. 

 

#5 Treinamento de Equipe

Investir em treinamentos constantes para a equipe é fundamental para construir uma imagem sólida no mercado. Orientações sobre jornada do paciente e experiência na clínica, como atender ao telefone, padrões de respostas ao WhatsApp, devem ser priorizadas.

Há também a necessidade de medir o progresso da equipe. 

 

Qual o valor que médicos devem investir em marketing?

O marketing, por ser uma disciplina da administração, considera o resultado mensal e o faturamento pretendido a longo prazo. 

Cerca de 10-20% do faturamento deve ser direcionado para a verba mensal marketing, e isso deve ser considerado na precificação de consulta ou procedimento,

 

  • Marketing de Relacionamento
  • Gestão de Social Media
  • Assessoria de Imprensa
  • Mídia Paga
  • Treinamento de Equipe

 

O valor da verba inicial pode ser maior em casos de médicos que não possuem imagem construída.

 


 

Entre em contato para falar com nossos consultores.

E-mail: contato@thinksaude.com.br
Contato: 11 96281-4680