d

CONTATO

Fale com a

Porto Alegre/RS
Rua Dinarte Ribeiro, 50 – 2º andar
+55 51 98026-3120
São Paulo/SP
contato@thinksaude.com.br
+55 11 3280-5845

A Medicina Exponencial

 

Em todo o mundo, o ritmo da transformação digital está se acelerando, redefinindo os setores tradicionais da sociedade, mudando a maneira como as pessoas, empresas e governos interagem. Nesse contexto, a evolução exponencial da tecnologia também está desempenhando um papel importante na área da saúde.

 

Seria impossível hoje olhar para o futuro da medicina sem inclinar-se sobre a evolução exponencial das tecnologias. Desde o surgimento dos primeiros computadores na década de 1940, nossa civilização está passando por uma profunda reviravolta. As tecnologias digitais estão mudando fundamentalmente como as pessoas se relacionam, produzem, trabalham e se organizam.

 

Quando pensamos em tecnologia exponencial, estamos nos referindo à tecnologias como inteligência artificial, robótica, biologia sintética, nanotecnologia, etc, cujo desempenho dobra a cada dezoito a vinte e quatro meses. A progressão é tão rápida que as empresas não conseguem integrá-la em suas estratégias e modelos de negócio.

 

Neil Jacobstein, líder da Singularity University (instituição que capacita líderes com as mais modernas tecnologias para o enfrentamento de grandes problemas globais) explica que todas essas tecnologias exponenciais estão intimamente interligadas:

 

“Inteligência artificial não é sobre algoritmos que permitem que máquinas reconheçam modelos ou melhorarem por conta própria. Também tem um efeito de alavanca para outras ciências. Por exemplo, pesquisas conduzidas por mecanismos de inteligência artificial sobre dados genéticos brutos avançam toda na área da biologia e medicina.”

 

Dentro desse contexto, em 2011, Dr. Daniel Kraft fundou a Exponential Medicine,  um programa imersivo e prático focado no desenvolvimentos de inovação. Dentre as iniciativas e temáticas que fazem parte desse movimento estão a impressão 3D, linhas de células-tronco personalizadas, diagnósticos laboratoriais em chip no ponto de atendimento, robótica, inteligência aumentada, aprendizado de máquina, bioinformática em larga escala, biologia sintética, genômica de baixo custo, edição genética, blockchain e etc. Todos os anos o congresso acontece na cidade de San Diego e reúne organizações e profissionais dos ramos da biomedicina e da tecnologia para explorar as novidades relacionadas à saúde e à medicina.

 

Acompanhar esse movimento e esse novo contexto tecnológico da área da saúde é uma das missões da Think Saúde, pois acreditamos que o conhecimento técnico e científico aplicados são uma possibilidade de tornar os tratamentos e procedimentos de saúde cada vez mais democráticos, impactando positivamente no ecossistema da saúde.

julia@thinksaude.com.br

Sou sócia-fundadora da Think Saúde e responsável pela área de Relacionamento e Novos Negócios. Mestre em Sociologia pela Sorbonne, é especialista em Engenharia do Social, graduada em Publicidade pela PUCRS e possuo MBA em Marketing pela FGV.

Comentar