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Como funciona o processo de Criação de Naming?

Neste artigo apresentamos como funciona o nosso processo de Criação de Marca e Naming de negócios de saúde.

 

#1 Entendimento do Negócio 

A primeira etapa de um trabalho de Criação de Marca e Naming é o entendimento do negócio / produto / serviço. Precisamos identificar os diferenciais que podem ser explorados, os públicos estratégicos, as regiões onde a marca será usada, entre outras informações estratégicas.

Muitas vezes nesta etapa o cliente revisa o seu negócio, avalia alternativas e estratégias. O importante é que nossa equipe entenda o que deverá ser criado, para quem, com quais diferenciais, para que assim, o nome da empresa tenha coerência com o conceito x posicionamento.

Se o cliente tiver ideias para o nome da empresa, nossa equipe também avalia, testa, revisa.

 

#2 Definição de Conceito e Posicionamento

Quando falamos em Conceito de Negócio, nos referimos aos diferenciais a serem explorados na estratégia: o que, para quem, por que. São essas definições que guiam o Posicionamento, isto é a imagem que queremos ter na mente do consumidor. Esses dois elementos estratégicos são fundamentais para a gestão de marca. Sem isso em mente, de forma única e especial, provavelmente o negócio não terá sucesso.

Por mais que existam concorrentes, sempre podemos contar histórias a partir de outros olhares, para outros públicos, e inserir diferenciais na experiência de compra.

#3 Sugestão de Caminhos Criativos e Naming

Com as etapas 1 e 2 concluídas, teremos subsídios para pensar em opções de nome que tenham coerência com o conceito e posicionamento. Mais do que pensar em opções de nomes criativos, sonoros, fáceis, precisamos estar adequados ao nosso tipo de produto, diferencial, posicionamento pretendido.

Aqui nesse etapa, entregamos materiais e mockups (aplicações em 3d) com as sugestões dos possíveis nomes. É importante que o cliente visualize o projeto aplicado.

Essa etapa pode envolver equipes diversas em um brainstorming, em uma espécie de co-criação, incluindo personas correspondentes aos públicos estratégicos.

 

Nomes de empresas e negócios de saúde também podem ser criativos. Alice é o nome de uma healthtech brasileira de saúde, com foco em soluções de planos de saúde “como deve ser”. A identidade visual utiliza a cor pink, nada usual. O público-alvo é jovem, conectado. 

A femtech Tia é outro exemplo de negócio de saúde disruptivo. Uma clínica especializada em mulheres, com linguagem visual criativa e colorida. Ler estudo de caso aqui

 

#4 Pesquisa & Registro de Marca no INPI / Mídias Digitais

Com opções de naming em mente, partimos para a pesquisa e registro no INPI. Precisamos saber da disponibilidade da marca no INPI e mídias digitais.

 

#5 Definição de Naming & Criação de Identidade Visual e Materiais de Comunicação

Com o nome da marca definimos, a última etapa é a criação de identidade visual – logotipo, cores, grafismos, tipografia, e materiais de comunicação: papelaria, mídias digitais.

 


 

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