fbpx

Publicidade Médica e os termos do Código de Ética Médica

Quando revisamos o código de ética médica dois termos aparecem com constância Autopromoção e Sensacionalismo. Neste artigo esclarecemos o que significa cada ponto.

 

Autopromoção Médica: é a utilização de entrevistas, informações ao público e publicações de artigos com forma ou intenção de: 

  1. a) Angariar clientela; 
  2. b) Fazer concorrência desleal; 
  3. c) Pleitear exclusividade de métodos diagnósticos e terapêuticos; 
  4. d) Auferir lucros de qualquer espécie; 

 

Sensacionalismo médico: 

  1. a) A divulgação publicitária, mesmo de procedimentos consagrados, feita de maneira exagerada e fugindo de conceitos técnicos, para individualizar e priorizar sua atuação ou a instituição onde atua ou tem interesse pessoal;  Informação com afirmações exageradas: “O melhor médico”; “O melhor tratamento”.⠀
  2. b) Utilização da mídia, pelo médico, para divulgar métodos e meios que não tenham reconhecimento científico; 
  3. c) A adulteração de dados estatísticos visando beneficiar-se individualmente ou à instituição que representa, integra ou o financia; 
  4. d) A apresentação, em público, de técnicas e métodos científicos que devem limitar-se ao ambiente médico; 
  5. e) A veiculação pública de informações que possam causar intranquilidade, pânico ou medo à sociedade; 
  6. f) Usar de forma abusiva, enganosa ou sedutora representações visuais e informações que possam induzir a promessas de resultados.

 


 

Este artigo foi escrito por @nicolesimonato

Para informações sobre consultorias e treinamentos sobre Instagram e Marketing Digital fale conosco por e-mail contato@thinksaude.com.br ou WhatsApp 11 96281-4680.