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10 dicas para melhorar o Instagram de médicos e profissionais da saúde

O Instagram é atualmente a principal ferramenta utilizada por profissionais liberais que desejam se conectar com consumidores.

Neste artigo, compartilho 10 dicas que irão ajudar médicos e profissionais da saúde a terem mais sucesso em seus perfis do Instagram.

 

#1 Crie uma “bio estratégica”

A “bio” é a parte que ocupa o espaço superior do Instagram, com sua foto, nome de exibição, título e textos de descrição. 

Ela é a primeira imagem que um paciente potencial irá ter, além do feed (sequência de imagens).  

Por isso, nos 150 caracteres disponíveis é preciso ter clareza de dois pontos (1) o que você faz e (2) como fazer para entrar em contato com você.

É importante também conter um link para o WhatsApp ou Link Tree, que facilita o contato direto do paciente com a sua equipe de atendimento. Além disso, indicamos que a foto do perfil não seja o logotipo e sim a foto do profissional (exceto quando se tratar de clínicas, é claro).

 

#2 Conte uma história

Muito mais do que compartilhar conteúdos sobre procedimentos ou assuntos profissionais e médicos, fale sobre quem você é, no que acredita e que ajude a transmitir seus valores pessoais. Desta forma você irá compartilhar conteúdos originais e diferentes e se tornar único para a sua audiência.

 

#3 Fuja do banco de imagens! 

Invista em fotos próprias, que mostrem o seu dia a dia na clínica com a sua equipe e pacientes. Na Clínica Ciclos em Pelotas – RS desenvolvemos um shooting diferenciado, a ideia era compartilhar uma equipe multidisciplinar, inovadora e jovem. 

Nosso trabalho, além da captação de fotos e vídeos, foi criar essa estratégia de storytelling visual, desenvolvendo um guide para a equipe de fotógrafos e videomakers que orientasse a alcançar a imagem pretendida.

 

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Obs.: realizamos este trabalho em diversos locais do Brasil.

 

#4 Organize os seus stories em “highlights” (destaques)

Se você costuma postar stories, organize-os por assunto nos destaques. Isso facilita para o seguidor encontrar o que tem mais interesse e assistir stories que já foram compartilhados.

 

#5 Perca a vergonha e apareça em vídeos nos stories

Faça um teste. Publique em um dia uma série de vídeos nos stories e em outro, uma série de imagens. Avalie em qual dos conteúdos houve mais engajamento. 

Pela nossa experiência avaliamos que há um maior engajamento quando são vídeos dos próprios profissionais, mesmo que sejam sem produção ou filmagem profissional.

 

#6 Crie estratégias que gerem ação e engajamento

Toda a comunicação precisa de uma estratégia e um objetivo. No caso do Instagram ou do marketing digital, o propósito é sempre gerar uma ação por parte do receptor. Por isso, faça enquetes para saber o que os seus seguidores desejam saber, quais as dúvidas que eles têm; faça perguntas nas postagens; coloque links nos stories que levem para o seu WhatsApp. 

 

#6 Crie um cronograma de postagens

Crie um planejamento com conteúdos diversos para atualizar as suas redes sociais e ter FREQUÊNCIA de postagem. Se faltar ideias, faça uma sondagem com os seus pacientes. Dica: ao final de cada atendimento no consultório, anote as principais dúvidas dos pacientes. Depois, organize em assuntos. Utilize estes insights como guia para criar postagens.

Na nossa assessoria auxiliamos clínicas e profissionais da saúde a criarem seus conteúdos, orientando na etapa de pesquisa, redação, design, postagens e resultados.

 

#7 Compartilhe o conteúdo do Instagram em outras redes sociais 

Otimize o conteúdo criado compartilhando a mesma postagem no Facebook e em outras redes como Blogs, Pinterest e Twitter, por exemplo. Se você levou tempo para escrever um assunto, não poste apenas no Instagram. Aproveite o conteúdo para melhorar sua presença digital e posicionamento no Google.

 

#8 Reserve um tempo na sua agenda para pensar a sua comunicação

Todos sabemos que a propaganda pode ser a alma de um negócio e auxiliar a ter mais pacientes e a se diferenciar. Mas isso não irá acontecer se você não dedicar um tempo da sua agenda especialmente para isso. 

Se você é um profissional da saúde, independente de ter ou não uma agência, você precisa se envolver no processo de criação. 

Algumas reflexões: Você está atingindo os objetivos? O que pode ser melhorado? Como estão as postagens? Você está tendo uma frequência semanal de posts?

Nossa equipe realiza para nossos clientes insights mensais. Analisamos cada conteúdo e estratégia executada para entender os objetivos alcançados.

 

#9 Invista em mídia

De nada adianta investir tempo e dinheiro em marketing no Instagram se você não impulsionar os posts, ou seja, investir em mídia paga.

Os algoritmos do Instagram entregam os conteúdos postados apenas para um % pequeno da sua base de seguidores. Por isso, muitas postagens ficam com um alcance muito baixo e geram pouco engajamento.

Ou seja, para melhores resultados em termos de alcance (número de pessoas que visualizam uma postagem), é necessário investir em anúncio. 

Uma equipe de especialistas é fundamental para te ajudar nesse processo.

 


Se você deseja o apoio de especialistas para ajudar na sua comunicação, entre em contato conosco. Possuímos diversos formatos de atuação, para clientes de todo o Brasil. 

Entre em contato para falar com nossos consultores.

E-mail: contato@thinksaude.com.br
Contato: +55 11 97476-8198

nicole@thinksaude.com.br

Sócia-fundadora da Think Saúde, Nicole Simonato é publicitária, designer e pesquisadora e atua com a coordenação e execução de projetos multidisciplinares relacionados à marketing, comunicação e design. Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, possui pós-graduação em Marketing, especialização em Marketing para a Área da Saúde e graduação em Comunicação com ênfase em Marketing, ambos pela ESPM-Sul.