fbpx

Como devo chamar minha clínica ou consultório?

Muitos dos nossos projetos para profissionais da saúde acontecem no início de um novo negócio. Um médico, que trabalha em uma clínica terceirizada e decide fazer o seu próprio negócio, uma médica em início de carreira querendo construir a sua clínica, uma biomédica em início de carreira querendo melhorar a sua imagem, etc.

 

Nesses casos, em que são projetos de um novo consultório ou nova clínica, sempre surge a dúvida: Qual nome colocar?

O nome de uma empresa, consultório ou clínica, diz muito sobre o tipo de negócio, sobre o preço, o público, e vai acompanhá-lo por anos e anos. Por isso, além de ser único, ele deve ser pensado de forma estratégica.

 

naming é um serviço que faz parte da Identidade Visual / Branding que oferecemos aqui na Think Saúde, e significa o processo pra nomear uma marca, empresa, produto ou serviço. É um trabalho que exige não só criatividade, mas conhecimento de mercado e também algumas questões jurídicas.

 


 

A seguir, compartilho algumas questões que vão ajudar vocês na hora de pensar no nome da sua clínica ou consultório.

 

1. O nome é fácil?

De nada adianta investirmos em um nome que só os donos da empresa conseguem pronunciar e escrever. E isso é muito comum de acontecer. De preferência, pense em nomes curtos, fáceis de ler, de ouvir, de entender, de falar, de escrever… Se a empresa for no Brasil, pense em um nome em português e que não tenha acentuação. Isso dificulta muito na hora do marketing digital, na criação de e-mails, urls…

 

E isso vale para profissionais com sobrenomes mais complicados de ler, pronunciar, escrever. Nesses casos, mesmo que for usar o sobrenome do profissional, temos que ter um trabalho redobrado na hora de construir autoridade por especialidade.

 

2. Alguém já usa esse nome?

Essa é uma questão muito importante. É muito comum que existam empresas e pessoas com os mesmos nomes. E, em se tratando de profissionais de saúde, isso pode ser um ponto fraco. Essa pessoa pode ter um trabalho forte de autoridade e presença digital, ter o site com o nome registrado, redes sociais, e você não poderá usá-los.

 

De qualquer forma, o que quero falar aqui é que principalmente temos que pensar é se esse nome já está registrado.

 

Não podemos usar nomes de empresas já registradas, pois corremos o risco de sermos obrigados a mudarmos tudo (!), ou ainda sermos processados e pagar por danos. Se você desconhece o uso do nome, é preciso pesquisar se ele está disponível pra registro. O órgão que cuida dos registros de nomes de empresas é o INPI.

 

Muitos advogados e empresas trabalham com esse serviço e orientam novas empresas nesse momento inicial. Nós te ajudamos nesse processo burocrático também.

 

3. É uma empresa, um produto, uma marca, um serviço?

 

Nós criamos marcas para todos os fins. E isso é muito importante para orientar o item 2. Se for uma marca ou produto que será divulgada em todo o Brasil, com alto investimento em comunicação, é essencial que o nome seja registrado, e também a marca gráfica.

 

Imagine investir em uma marca, que precise de uma quantidade expressiva de materiais de comunicação, rótulos, embalagens, e depois ser copiado? Ou obrigado a mudar o nome? Pense nisso.

 

Esse item vale principalmente para clínicas.

 

4. Como vai ser registrado o site? E quais serão os usuários do Instagram e Facebook?

Muitos domínios de site já foram criados e não estão disponíveis. Então isso limita bastante na hora de definir qual será o domínio do site. Em temos de marketing digital e imagem digital do profissional, ter um domínio próprio e personalizado com a sua marca demonstra profissionalismo. Mesmo que você não invista em um site em um primeiro momento, você precisará de e-mails para se comunicar com os seus pacientes, não é mesmo?

 

Da mesma forma, pense nos logins para Instagram e Facebook. Sempre orientamos que sejam os mesmos endereços (site, ig, face), pra facilitar a comunicação para o cliente.

 

No nosso caso, por exemplo, o site é www.thinksaude.com.br e os logins são sempre /thinksaude.

 

5. Qual o seu objetivo para os próximos 5 anos?

No início de um novo projeto sempre perguntamos sobre os objetivos do negócio para o futuro.

 

As respostas “Quero seguir com meu consultório, sozinho.” e “Quero poder contar com outros profissionais e adicionar mais valor aos meus serviços” sugerem caminhos opostos. Por isso, antes de investir em uma identidade visual, um projeto de papelaria, etc, sempre é bom conversar com um especialista em marketing para te orientar.

 

Mesmo que seja trabalhada a imagem pessoal do profissional, nada impede em ter um nome mais geral, ou usar o sobrenome para remeter ao negócio, por exemplo, em casos de no futuro o profissional  pensar em ter uma clínica.

 


 

Pensar em nomes de empresas nunca é tarefa fácil. Mas nós podemos te ajudar! Assessoramos empresas e profissionais a definirem sua estratégia de naming, a registrarem suas marcas e também a registrarem sites, e-mails personalizados e logins de redes sociais. Vamos adorar te auxiliar nessa trajetória!

 

Fale com a gente.

Envie um e-mail para contato@thinksaude.com.br

nicole@thinksaude.com.br

Sócia-fundadora da Think Saúde, Nicole Simonato é publicitária, designer e pesquisadora e atua com a coordenação e execução de projetos multidisciplinares relacionados à marketing, comunicação e design. Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, possui pós-graduação em Marketing, especialização em Marketing para a Área da Saúde e graduação em Comunicação com ênfase em Marketing, ambos pela ESPM-Sul.