Sala de Espera: Qualidade de Atendimento
Embora muitas pessoas relacionem o marketing à publicidade e comunicação, o marketing refere-se à todas as estratégias feitas por uma empresa para conquistar e fidelizar seus clientes. Para profissionais da saúde, a qualidade do serviço prestado está em todas as etapas da experiência com o paciente, o que inclui o ambiente da sala de espera e recepção.
A recepção é o primeiro ponto de contato do seu paciente com a sua clínica. Como está o ambiente da sua sala de espera e recepção? Como é a experiência do seu paciente ao chegar no seu consultório?
Neste artigo abordaremos 7 ideias e sugestões para tornar a experiência do seu paciente no consultório ainda mais agradável.
1. Invista no ambiente da sua clínica
Mesmo com uma decoração simples, alguns cuidados são necessários. Para pensar: É um ambiente agradável e confortável? É um ambiente limpo? Tenha em mente que este espaço deve remeter a qualidade do seu serviço. Invista em cadeiras confortáveis, em uma boa iluminação e em facilidades: wifi, revistas atualizadas, marketing olfativo são algumas das nossas sugestões.
2. Mimos nunca são demais
Se a sua clínica possui um fluxo muito grande de pessoas, e algumas vezes os profissionais demoram mais de 10 minutos, é essencial oferecer alguns benefícios e mimos para minimizar o problema da espera. Ofereça água, chás, cafés, balas. Se o consultório for pequeno, oriente a secretária a oferecer um café, por exemplo, e se possível, servir o paciente. Em datas comemorativas também pode ser interessante presentear os pacientes com uma pequena lembrança.
3. Internet
É muito comum que algumas clínicas e consultórios ofereçam wifi para os pacientes. Por mais simples que possa parecer, é importante divulgar. Uma sugestão é colocar um display, informando o login e a senha, em cima da mesa da recepção ou da mesa auxiliar. Esta informação também pode fazer parte da programação da TV Think Saúde.
4.Garanta um atendimento de excelência
O atendimento que seus recepcionistas realizam na sala de espera também é muito importante para o sucesso do seu consultório. Oriente a sua equipe, invista em treinamentos, tenha uniformes padronizados e scripts de telefone e atendimento. Fale sobre os valores que o consultório deseja transmitir para o paciente. Aliás, você já parou para pensar que a equipe da relacionamento é extremamente estratégica para a comunicação da excelência do seu serviço? Escreva, faça uma cartilha com orientações, oriente sua secretária a ser educada, cumprimentar os pacientes, ser simpática e cortês. Essa postura vale para todos os tipos de clínicas e consultórios e é imprescindível para os resultados de uma empresa.
5. Cuide sempre da limpeza e organização
O ambiente da saúde, bem como os profissionais, deve sempre remeter à saúde e organização. Isso inclui tanto a sua sala de atendimento, quanto a sala de espera, a recepção, a mesa da recepcionista, o lavabo, os uniformes. Por ser da área da saúde este cuidado deve ser redobrado. A falta de limpeza e desorganização pode indicar desleixo do profissional, falta de higiene e falta de credibilidade ao profissional.
6. Entretenimento
Apresentar conteúdos interessantes para o seu paciente enquanto ele espera pelo atendimento pode ser estratégico para minimizar a sensação da espera. Revistas atualizadas e novas, filmes com informações educativas e sobre os seus serviços podem passar na tv (veja sobre a TV Think Saúde), folders informativos e música ambiente agradável são algumas das nossas sugestões.
7. Marketing Olfativo
O marketing olfativo é a aromatização de ambientes, muito comum em lojas, e que pode ser uma ótima estratégia para deixar o ambiente da sua clínica mais agradável. Claro que deve-se pensar em um aroma adequado à sua área de atuação, ao ambiente em que será usado (indicamos usar apenas na sala de espera e lavado).
Essas são algumas das nossas dicas para auxiliar você no atendimento do seu paciente. Com algumas dessas ideias colocadas em prática, com certeza o seu paciente não irá se importar se precisar ficar um pouco a mais esperando pelo seu atendimento.
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