Instagram Médico: 7 segredos para ter sucesso no Instagram
Hoje vamos compartilhar 7 segredos de Instagram para ajudar médicos e também dentistas e demais profissionais da saúde a terem sucesso no Instagram.
1. Criar seu próprio banco de imagem e vídeos
É essencial que o profissional tenha em mente que esse material será de extrema valia para as suas redes sociais. Investir nesse processo, criar um storytelling do que se quer transmitir e contratar profissionais qualificados será de grande valia.
Para a clínica Ciclos Saúde Singular, criamos um material extenso com mais de 200 imagens para apresentar os profissionais, procedimentos. Este trabalho pode ser feito para clientes de todo o Brasil.
Além das fotos comerciais, imagens que demonstrem o dia a dia e fotos pessoais do profissional, com família, viagens, também são estratégicas, pois ajudam a transmitir os valores e a gerar conexão com a marca.
É importante destacar que esse material deve ser feito com recorrência. Inclusive, pelo próprio médico. A médica Dra. Graziela Stein realiza constantemente fotografias, sob o guide da nossa equipe. Nós enviamos materiais detalhados, com orientações e inspirações de imagens de acordo com os objetivos estratégicos de cada profissional. Também fazemos treinamentos individuais onde ensinamos os profissionais a tirarem suas próprias fotos.
2. Aproveitar as datas comemorativas de forma estratégica
Se você parar para pensar, os conteúdos com menos engajamento serão aqueles padrões, que a maioria das contas está compartilhando, como por exemplo, cards com artes escritas: “Feliz Páscoa’, por exemplo.
Nós sempre orientamos nossos clientes a pensarem em abordagens criativas e que conectem com o público. Datas comemorativas são excelentes para esse objetivo.
Na Campanha de Dia das Mães de 2021, nosso cliente Dr. Luiz Guilherme Lopes fez uma produção de vídeo emocionante sobre o dia a dia das mães e sua equipe.
3. Criar uma identidade visual e um padrão de cor
O logo não necessariamente precisa estar estampado em todos os criativos, mas é importante que a linguagem visual seja coerente. Cuidamos e orientamos nossos clientes a prestarem atenção em cores, imagens, tipos de texto.
Este trabalho chamamos feed design. Você pode contratar nossos Templates Editáveis, ou contar com a nossa equipe para produzir opções mensais exclusivamente para você.
4. Investir em conteúdos audiovisuais
É importantíssimo que o paciente veja o profissional falando, se comunicando. Não necessariamente precisa ser de material com produção profissional.
O dia a dia, os stories, conectam.
O público gosta de ver situações “não perfeitas” e se conecta também.
5. Evitar vídeos de longa duração no Instagram
No geral, as pessoas não assistem vídeos longos no Instagram. Não é o local. Vídeos longos devem ir para o Youtube.
Instagram é micro storytelling. É desafiador, mas o tempo que funciona por aqui é tipo anúncio de tv: é 15′ – 30′ – no máximo 1 minuto (se for algo muito bem feito e relevante). As pessoas – a grande maioria – não têm paciência.
Sugestão: Faça um teaser no Instagram e encaminhe para outro lugar (estratégia de distribuição de conteúdo).
6. Priorizar temas e assuntos
Se o seu objetivo final no Instagram é vender / promover o seu trabalho e construir autoridade, o caminho é mais fácil se você escolher assuntos para abordar em um determinado período de tempo.
Não misture temas. Foque. Isso ajudará o público potencial a reter a imagem.
Melhor falar 100x a mesma informação de forma diferente e conseguir que o público entenda que você é especialista no assunto, do que misturar 100 assuntos diversos e não reter nenhuma informação.
7. Usar a rede social para conversar com o público
Tenho casos de clientes que querem engajar e ter resultados apenas publicando postagem mas não se importam em estar ali se relacionando com as pessoas. É importante responder a posts, comentários e manter uma equipe sempre ativa no Direct.
Instagram é uma rede social, o que pressupõe pessoas e interação.
A Think Saúde é uma agência full service de design / branding / marketing /comunicação com mais de 10 anos de atuação no segmento de cosméticos / beleza / bem-estar.
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