Os wearables e o futuro da saúde

Atualmente, o tratamento médico assume principalmente a forma de medicamentos e terapia. Mas recentemente uma terceira opção vêm surgindo lentamente: dispositivos digitais que podem ajudar a tratar tanto as condições físicas quanto mentais.

 

Ainda que tenhamos muitas dúvidas e críticas: seriam os wearables uma forma de suplementar e até substituir medicamentos e terapias tradicionais?

 

“Wearables” são “tecnologias vestíveis”, a nova moda das startups e das health techs.

Móveis e portáteis estes dispositivos que podem ser integrados a diversos acessórios como peças de roupa, pulseiras, meias, sapatos, óculos, relógios e smartphones. Os mais conhecidos são os “smartwatches”, cada vez mais presente no nosso dia a dia.  Quantas de vocês já trocaram os seus relógios pelo Apple Watch? Em 2017, a Apple vendeu mais Apple Watch do que todas as empresas de relógio suíças juntas.

Nada mais esperado do que as empresas de tecnologias aproveitarem as oportunidades deste movimento.

 

“Health wearables”

Os “health wearables” oferecem vantagens únicas, direcionadas e baratas a pacientes. Eles podem monitorar dados fisiológicos e comportamentais, aumentar a autoconsciência e estimular mudanças de comportamento. Desta forma, muitos profissionais também estão começando a usar estes recursos para diagnosticar e monitorar pacientes.

Embora até agora a maioria dos dispositivos da saúde tenha se limitado a aplicativos que emitem lembretes para se exercitar e guiar a meditação, por exemplo, o que nos espera no futuro pode ser algo muito mais revolucionário do que vimos até agora. 

 
4 dispositivos wearables que prometem revolucionar o futuro da saúde
1. TouchPoint

Este wearable promete liberar micro-vibrações hápticas para alterar a resposta natural do stress do corpo e acalmar a mente. A empresa diz que a pulseira também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o foco e o desempenho escolar e profissional. O dispositivo custa U$159 e pode ser comprado online.

 

2. My Skin Track – La Roche Posay

L’Oréal, em um projeto de codesign Epicore Biosystems, apresentou um protótipo de sensor e aplicativo wearable que ajuda os usuários a rastrear o nível de pH da  pele. 

O My Skin Track pH é um sensor pequeno e flexível, que utiliza a tecnologia microfluídica para mensurar os níveis de pH da pele a partir de pequenas quantidades de suor e dos poros. A leitura dura cerca de 15 minutos e possui duas etapas: primeiro, o usuário coloca o sensor no braço, deixando o até que o centro do dispositivo fique colorido; em seguida, basta abrir o aplicativo do My Skin Track pH e fotografar o sensor. O aplicativo utiliza um algoritmo avançado para ler a medição de pH. Com base na taxa de transpiração é possível avaliar a saúde da pele e recomendar cuidados e produtos La Roche-Posay para equilibrar os níveis de pH. A tecnologia será utilizada inicialmente nos EUA com dermatologistas selecionados pela marca. A ideia é, a partir dos dados coletados na fase de implementação, armazenar novas pesquisas e lançar um produto específico para os consumidores.

 

3. Lumen

Outra novidade foi o Lumen, um dispositivo portátil que pode examinar o metabolismo de um usuário e detectar se um usuário está queimando gordura ou carboidratos. O sistema, que se liga a um aplicativo correspondente, é capaz de mostrar aos usuários como suas refeições e atividades estão afetando seu metabolismo.

 

4. Teamdrop

Tempdrop é um termômetro inteligente que permite que as mulheres saibam quando são mais propensas a engravidar. O dispositivo wearable ajuda as mulheres a acompanhar seu ciclo através de seus padrões de temperatura.

 

Cada vez mais a área da saúde conta com tecnologias digitais para o funcionamento ideal dos nossos corpos. É inegável que a tecnologia está se tornando parte do ser humano, parte integrante de  nossas vidas diárias e regulando algumas funções em nosso nome.

 

Nossos dispositivos, smartwatches e smartphones estão conosco 24 horas por dia, 7 dias por semana e não apenas têm o potencial de nos conhecer melhor do que nosso amigo ou parente mais próximo, mas podem nos apoiar, incentivar e fazer com que nos tornemos mais conscientes da nossa saúde. 

 

Nós da Think Saúde acreditamos que compreender como inserir essas novas tecnologias na prática médica é um novo paradigma da medicina e que merece uma grande atenção, reflexão e discussão.

 

E você, qual a sua opinião?

A Think Saúde é uma agência full service de design / branding / marketing /comunicação com mais de 10 anos de atuação no segmento de cosméticos / beleza / bem-estar.

Entre em contato para saber mais.

Capote Valente, 80 – Pinheiros – SP

Dinarte Ribeiro, 50 – Moinhos de Vento – RS

11 97476-8198 | contato@thinksaude.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *