fbpx

Pesquisa revela as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2019

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros em 2019 foram Youtube (93%), Facebook (92%) e Instagram (83%). 

Segundo o estudo, os brasileiros são usuários cada vez mais presentes das redes sociais. Antes acessado por 82% dos usuários (pesquisa realizada em 2016), o YouTube hoje é usado por 93% dos usuários. Além disso, este é o canal preferido de 23% dos internautas brasileiros – destes, 52% dizem atraídos pela rede social devido sua capacidade de mantê-los informados e atualizados.

A preferência empatada tecnicamente com o Facebook, usado por 92% dos usuários durante 3 horas e 42 minutos por dia, além de ser o canal preferido de 35% dos usuários. Em termos de anúncios, a pesquisa também indica que há maior receptividade se o anúncio for no Facebook.

O Instagram, que aparece em terceiro lugar entre as redes sociais mais usadas, era antes acessada por 59% dos usuários, e hoje 83% dos brasileiros estão fazendo acesso a rede, sendo esta a preferida de 36% dos usuários. E engana-se quem pensa que o Instagram é apenas a “vitrine do seu negócio”, em termos de imagens inspiradoras. Enquanto apenas 16% dos usuários dizem preferir este canal por gostar de ver e postar fotos, 24% dizem usar esta plataforma para encontrar informações de seu interesse e se manter atualizados e informados.

 

Maioria dos usuários segue perfis de empresas e marcas de produtos

Segundo a pesquisa, 89% dos usuários seguem perfis de marcas no Instagram – entre as pessoas de 20 a 29 anos, esse número sobe para 97%. Além disso, 88% dos usuários aceitam ser seguidos por marcas e pessoas que querem divulgar seu trabalho ou serviço.

No Facebook, esses números são menores, mas ainda chamam a atenção: 80% dos usuários seguem perfis de empresas e marcas, e 78% aceitam ser seguidos por empresas.

 “Esses números mostram que vale a pena divulgar a marca nas mídias sociais, especialmente se contar com o uso de artistas, pessoas públicas e famosas, uma vez que a maioria dos entrevistados, especialmente no Instagram seguem perfis de celebridades. Além disso, o estudo mostrou que, para parte dos entrevistados, as propagandas nas redes sociais são uma forma de se manterem atualizados”, avalia a Diretora Geral do Instituto Qualibest, Daniela Daud Malouf.

Segundo o estudo, 39% concordam que as propagandas nas mídias sociais são uma forma de se manter atualizado sobre tendências ou lançamentos. Além disso, 62% dos entrevistados já compraram a partir de redes sociais. No caso do Facebook, por exemplo, 43% dos usuários consideram que os anúncios são interessantes.

As propagandas mais indesejadas, de acordo com a pesquisa, estão no YouTube, especialmente as que ficam no meio do vídeo – 74% dos entrevistados dizem odiar os anúncios da plataforma de vídeos do Google.

 

Fonte: Qualibest