Saúde combina com humor?
Recebo constantemente esse questionamento de colegas que também atuam com marketing médico e de clientes.
Minha resposta é: “Saúde é sobre pessoas. E existem muitas formas de se conectar com pessoas. O humor pode ser uma delas”.
O humor é uma forma leve de informar, engajar e não vejo problema nenhum em usar, principalmente para tratar de “temas tabus”.
Mas assim como todo o contexto do marketing e das discussões do que é ou não de “bom tom”, é um assunto bastante subjetivo. Trago aqui duas reflexões.
Ponto 1: o humor deve fazer parte da identidade do profissional
Não force. Se a sua brand persona não combina com humor, não use. Não é necessário postar um vídeo, uma dança, assim como todo mundo faz. Seja você mesmo, de forma autêntica. Agora, se isso fizer parte de quem você é, use isso ao seu favor.
Ponto 2: O humor pode ser feito de diversas formas.
Se você quer transmitir o seu bom humor, não necessariamente você precisa fazer um vídeo com dança no TikTok. Cores, termos irônicos são usados na comunicação delas de forma muito criativa.
#1 Tia
Um serviço mega moderno voltado exclusivamente para cuidar de mulheres em toda a parte ginecológica e mental. Criada por duas amigas, uma designer e a outra especialista em tecnologia, inicialmente tratava-se de um aplicativo que respondia dúvidas das mulheres, que rapidamente se tornou febre nos EUA. O negócio fez tanto sucesso que foi acelerado pela Rock Health e passou a ser físico: um espaço colaborativo para atender mulheres presencialmente e conectar médicos com foco em saúde feminina. Os espaços ficam em NYC, LA e São Francisco e são coloridos. Toda a linguagem e comunicação da marca traz elementos coloridos e divertidos.
#2 @marcelamcgowan
A ex participante do BBB deu uma bela guinada na carreira após entrar no programa. A médica, que é ginecologista e obstetra, já tinha um modelo de negócios diferenciado. Por exemplo, ela já utilizava da internet para expandir seus atendimentos através de cursos digitais (que venderam mais de 1 milhão de unidades durante a sua permanência na casa). Assuntos do universo da saúde feminina, como masturbação, brinquedos eróticos e principalmente temas LGBT+ , são sempre compartilhados de forma divertida e bem-humorada no Instagram e Youtube da Marcela.
Esses exemplos mostram o quanto é possível ser bem humorado tratando temas da saúde de forma ética.
A Think Saúde é uma agência full service de design / branding / marketing /comunicação com mais de 10 anos de atuação no segmento de cosméticos / beleza / bem-estar.
Entre em contato para saber mais.
Capote Valente, 80 – Pinheiros – SP
Dinarte Ribeiro, 50 – Moinhos de Vento – RS
11 97476-8198 | contato@thinksaude.com.br
Deixe um comentário